segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Projecto Educativo d'O Cantinho de São Pedro


O Cantinho de São Pedro procura organizar-se como uma comunidade educativa, ou seja, funcionar numa dinâmica participativa: Educadores, Direcção e restantes funcionários, crianças, pais (famílias) e meio envolvente.
Procuramos criar as condições necessárias para que as crianças se desenvolvam harmoniosamente, criando um ambiente equilibrado e estável de forma a que estas, cresçam felizes e seguras e para que consigam abordar com sucesso as etapas futuras. Não esquecendo nunca que todas as aprendizagens se fazem de forma lúdica, onde o brincar é fundamental. Toda a equipa planeia o seu trabalho e avalia o processo e os seus efeitos no desenvolvimento das crianças, adoptando uma pedagogia organizada e estruturada, baseada em práticas com sentido para as crianças, valorizando o carácter lúdico de que se revestem todas as aprendizagens, de modo a que as crianças sintam prazer de aprender.
A criança desenvolve-se num processo de interacção social, desempenhando um papel activo na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, por isso é fundamental partir do que as crianças sabem, da sua cultura e saberes próprios.
O bem estar e segurança dependem também do ambiente educativo, em que a criança se sente acolhida, escutada e valorizada, o que contribui para a sua auto-estima e desejo de aprender. Um ambiente em que se sente bem porque são atendidas as suas necessidades psicológicas e físicas, é o que procuramos construir.
O contexto institucional organiza-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. O tempo, o espaço e a sua articulação deverão adequar-se às características do grupo e necessidades de cada criança. Temos em vista a plena inserção da criança (futuro adulto) na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

Contacto com as Famílias e Comunidade
Privilegiamos a relação com os pais, pois a família e a Instituição são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança. Os pais são os responsáveis pela criança e também os seus principais educadores, sendo a creche e o jardim de Infância complementares da acção educativa da família. O Cantinho de São Pedro procurará assegurar a articulação entre a Instituição e as famílias, respeitando os seus valores próprios e oferecendo-se como complemento do projecto de vida que os pais desejam para os seus filhos. Também o meio social em que a criança vive influencia a sua educação, sendo benéfica para todos a colaboração e o envolvimento da comunidade.


Objectivos gerais
São objectivos do Projecto Educativo:
- Garantir a Qualidade;
- Respeitar a Individualidade de cada criança;
- Promover o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, de forma a incentivar a curiosidade, o espírito crítico, estimular a criatividade, partindo do pressuposto – Aprender Brincando;
- Promover a auto-estima e a autoconfiança;
- Partir do que a criança sabe para novas aprendizagens;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo, de forma a tornar a escola um prolongamento da família;
- Estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

2 comentários:

  1. Escola, Família e Comunidade... Muito bem estruturado, esse trabalho de cooperação entre os diferentes agentes educativos é de valorizar. Parabéns! Continuem a trabalhar de forma motivada e inspirada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O meu filho Rodrigo frequentou o Cantinho de São Pedro desde 1 ano e meio, há precisamente um ano atrás.
    Infelizmente, por motivos pessoais, tenho que o transferir para um infantário mais perto de casa.
    É com muita pena que o vamos retirar do espaço e da "família" que tão bem o tratou neste ultimo ano e que tanto contribuiu para o seu desenvolvimento que tem sido excelente.
    Só me resta deixar o maior obrigada à Paula, à Vera e à Ana Rita pelo trabalho exemplar que desempenharam e desejar o maior sucesso neste projecto.
    Continuem a fazer parte da vida das crianças dessa forma tão especial e carinhosa!
    Até breve
    Joana Leonardo

    ResponderEliminar